sábado, 26 de março de 2011

RANKING DE CONTAINERS

Abaixo se encontra o ranking das 20 maiores empresas de navegação do mundo, note            que já consta a recente fusão da Maersk com a Sea-Land.  Esta fusão, como outras que ocorreram nos últimos anos,       não traz risco de monopolização da atividade de carregamento de containeres uma vez que, as 10 maiores empresas de navegação do mundo detêm menos de 50% do tráfego. Existem muitas empresas regionais ou de nicho que operam com eficiência em mercados com os quais os grandes não se preocupam muito. Não existe ainda nenhum trade importante aonde alguma linha tenha uma presença dominante. 
 O negócio da navegação, atualmente, tem muito a ver com corte de custos o que, todavia vai depender de volume uma vez que, quanto maior o volume carregado, maior a tendência de cair os custos por unidade. Isto explica o porquê do aparecimento de super navios de até 6, 600 teus de capacidade nominal os quais ainda não atracam nos portos da América do Sul. Acontece que, para carregar maiores volumes, os armadores precisam providenciar mais capacidade, por isso que não surpreende a ninguém o fato de muitos tráfegos estarem com overcapcity, competição ferrenha e fretes baixos. 
A situação acima descrita resulta num círculo vicioso tipo “necessidade de cortar custos – aumentar volume – construir navios maiores – criar excesso de capacidade – lutar com a concorrência – gerar uma situação de fretes baixos – necessidade de cortar custos…”
É óbvio que sobreviverão apenas os mais fortes, os quais procurarão alianças, o que já vem acontecendo muito nos últimos anos, mas, os embarcadores não têm porque temer uma situação de fretes altos porque o círculo vicioso esta aí. Até mesmo os fretes de exportação que tem subido ultimamente no Brasil não estão alcançando níveis absurdos se considerarmos que os mesmos desceram muito nos últimos quatro anos.


















SAIBA QUEM SÃO OS 20 MAIORES ARMADORES
 DO MUNDO (FULL CONTAINER VESSELS):


  FROTA TOTAL
EMPRESA
 RANK 2009 (2010)   
TEUS
MOVIMENTADOS
SHIPS
Maersk Sealand
1 (1)
580,45
237
Evergreen/Uniglory
Marine Corp
2 (2)
336,994
126
P&O Nedlloyd
3 (3)
275,108
113
Mediterranean
Shipping Co
4 (4)
242,096
140
APL
5 (8)
214,814
81
Hanjin Shipping Co[2]
6 (5)
214,105
66
Cosco Container Lines
7 (7)
194,891
118
NYK Line
8 (8)
152,477
73
Zim Israel Navigation
9 (10)
139,691
78
CMA-CGM
The French Line
10(12)
138,840
77
CP Ships
11 (11)
135,790
75
Mitsui OSK Lines
12 (9)
116,651
50
OOCL
13 (15)
112,942
34
Hyundai Merchant
Marine
14 (13)
111,669
32
China Shipping
Container Lines
15 (19)
110,514
76
Yangming Marine
Transport Corp
16 (14)
109,020
43
K Line
17 (16)
108,618
49
Hapag-Lloyd
18 (17)
            90,390
23
Compania Sud
Americana de Vapores
19 (20)
72,022
42
United Arab
Shipping Co[3]
20 (18)
67,165
46


 Fonte - Novembro 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário